Mandriva 2011 Pré-Alfa: Novidades Tecnológicas

Oi leitores, trago a vocês um post muito legal e de boas notícias que meu amigo bedi escreveu no blog oficial do Mandriva Brasil. Boa leitura e estejam ligados para novidades!

Olá todos, devido ao enorme número de mudanças no Mandriva 2011 até agora, combinadas com a migração para rpm5, tanto nos repositórios como no próprio buildsystem (Sistema que gera os pacotes rpm do Mandriva Linux), decidimos adiar as datas de lançamento do Mandriva 2011 em duas semanas, com isso teremos mais tempo para trabalhar e juntar as peças novamente.

Portanto, o novo calendário do Mandriva 2011 será este:

- Mandriva 2011 Alpha: 14 de Fevereiro de 2011
- Mandriva 2011 Alpha 2: 28 de Fevereiro de 2011
- Mandriva 2011 Beta 1: 14 de Março de 2011
- Mandriva 2011 Beta 2: 11 de April de 2011
- Mandriva 2011 RC: 9 de Maio de 2011
- Mandriva 2011 Final: 13 de Junho de 2011

Entretando, como havia sido prometido que hoje disponibilizaríamos uma versão de testes para o Mandriva 2011, decidimos lançar uma versão adicional, chamando ela de Pré-Alfa: Novidades Tecnológicas, para mostrar a vocês o que está acontecendo no Mandriva cooker (a versão de desenvolvimento do Mandriva Linux) e o que estará disponível na versão de testes Alfa. Esta versão pré-alfa está disponível hoje.

A versão Pré-Alpha: Novidade Tecnológicas mostra o que estará presente na versão Alpha do Mandriva 2011. Ela já tem rpm5, systemd nativo, suporte a networkmanager, KDE 4.6.0, kernel 2.6.37, Firefox 4b10, servidor X.org 1.9, Clementine 0.6 e muito mais pacotes submetidos de todas as partes.

Também, esta versão é uma previsão de como pensamos que se deve rodar e instalar o Mandriva Desktop. É possível usar a mesma imagem do Mandriva e executar como sessão Live, tanto de cdrom como de pendrive (você pode usar o script Addons/livecd-iso-to-disk que está junto da iso) e instalar, ou instalar diretamente já pelo boot, tudo da mesma imagem. No futuro, teremos somente a imagem “Mandriva Desktop” que é a inovação neste tipo de instalação e substiruirá tanto o Mandriva Free como o Mandriva One.

É como era de se esperar, ainda estão faltando algumas peças nesse quebra-cabeças:

- O daemon do Network manager não é iniciado automaticamente na inicialização. Para usá-lo, execute o serviço ‘systemctl start networkmanager.service’ depois de ter entrado no sistema.
– A arte gráfica ainda não atualizada para a sugerida na wiki ofocial.
– Ainda existem muuuuuuuuitos bugs que serão corrigidos.

Mas, se você estiver curioso para saber o estado atual das coisas no Mandriva Cooker e ver o rpm5 e um sistema rodando a versão Mandriva de systemd-nativo, fique de olho no seu servidor preferido – as isos irão aparecer lá em breve!

About these ads

2 ideias sobre “Mandriva 2011 Pré-Alfa: Novidades Tecnológicas

  1. Pingback: Tweets that mention Mandriva 2011 Pré-Alfa: Novidades Tecnológicas « Megaf.Info -- Topsy.com

  2. Pingback: Links de download do Mandriva Linux 2011 Technology Preview « Megaf.Info

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s