5 da madrugada e eu acordado numa incógnita.

Será que o Mageia Linux conseguirá me conquistar assim como o Mandriva fez a 7 anos atras?

É, ultimamente tem estado muito quente, em vários sentidos, no sentido calor da palavra, chegando a 37 C durante a tarde e se mantendo acima dos 30 a noite. E quente no sentido complicado e tenso da palavra, a empresa Mandriva está passando por maus bocados, podendo pedir concordata agora dia 16 de janeiro, talvez fechando as portas. Aparentemente o principal acionista da Mandriva e um dos principais investidores não estão chegando a um acordo nem aceitando nenhuma das propostas para voltar a tornar a Mandriva rentável, então, se ninguém fizer algo que preste logo, ninguém saberá que rumo a Mandriva tomará, a não ser, fechar as portas.

 

Com isso em mente, minha decisão mais lógica é fazer testes mais profundos no mageia e melhor avaliar ele, a fim de me decidir se vou migrar do Mandriva pra ele, ou para o Debian.

Nestes periodos conturbados de Mandriva já venho usando Debian em alguns computadores meus e em todos meus servidores, até no meu Macbook Pro cheguei a instalar Debian, e rodou muito bem. Mas, sinto muita falta das ferramentas do Mandriva Linux, como o Mandriva Control Center, XFdrake e drakfirewall. O mageia, por ser um fork do Mandriva, possui essas ferramentas fantásticas e a inda conta com o ponto positivo extra de ter em seu time alguns, se não muitos, dos antigos desenvolveres do Mandriva Linux.

 

 

Neste momento, estou instalando o Mageia 1 Stable LiveCD i586 GNOME no VirtualBox, se ele se comportar como eu espero que o Mandriva se comporte e se mostrar no mínimo tão estável quanto o Mandriva (ou seja, não tão estável sem fazer uns ajustes), eu provavelmente irei migrar para ele.

 

Para onde irei? Logo saberemos.

E você, para onde vai? Responda na nossa última enquete.

About these ads

8 comentários sobre “5 da madrugada e eu acordado numa incógnita.

  1. gariba araujo

    Isto também está me deixando com a pulga atrás da orelha. Como não sou um expert, tenho dificuldades com alguns pontos e a rede sem fio é um deles. Testei o live cd do Mageia e não consegui conexão sem fio (sei que está lá, eu vi tudo, só não sabia o que fazer) e isto é uma coisa muito importante para mim, pois de acordo com o que está acontecendo em casa, com a família, a máquina vai para aqui ou para acolá e continuo trabalhando e estudando.
    O Debian é um amor antigo, do tempo do PC que não saía do lugar. Aí, era só conectar o cabo de rede e eu navegava sem problemas. Depois que comprei o note, já instalei o debian várias vezes mas nunca consegui configar a rede sem fio (broadcom 4312).
    Também levado sobre as notícias do Mandriva, fiz um teste, ontem, com o live CD do Chakra Linux e foi uma grata surpresa. Possui uma ferramenta interessante, nos moldes do instalador de programas do Epidemic e a rede, ah, a rede, foi fácil. Dois segundos e eu estava navegando sem fio. Sistema bonito e rápido. Mas por enquanto, o mandriva 2010.2 reina tranquilo.
    Forte abraço.

  2. Megaf Autor do post

    gariba, opa, talvez tenha que instalar algum pacote que contém os módulos adequados pra essa placa funcionar.
    No Mageia achei esse pacote, dkms-broadcom-wl
    Pro Debian tem esse tutorial, http://wiki.debian.org/wl

  3. bedi

    Quem sabe não possa nascer uma nova Conectiva, já que a parte brasileira da empresa é rentável?

  4. Megaf Autor do post

    bedi, isso seria realmente fantástico se os devs brasileiros se unissem e continuasse a distro como já foi um dia.
    Eu topo!

  5. gariba araujo

    Realmente essa idéia do bedi seria o máximo.
    Quanto à placa, estou tranquilo. Funciona que é uma beleza no mandriva 2010.2;
    Forte abraço a todos.

  6. Megaf Autor do post

    gariba, realmente o Mandriva 2010.2 atualmente está muito estável e funcional, pena que alguns dos pacotes deles já estão ficando super desatualizados, como o firefox e o opera. Ainda bem que o pacote do chromium-browser ainda anda bem.

  7. gariba araujo

    Firefox atualizado. E Chrome. O sistema é bom mesmo e além disso, minha sina é fuçar. A gente vai dando um jeito né?
    Forte abraço.

  8. Megaf Autor do post

    gariba, esse é o espírito! Fuçar! Tanto no Mandriva quando no Mageia o Chromium é super atualizado, chega a ser meio assustador até. Infelizmente no Mandriva 2010.2 o Firefox parou na versão 4.x. To vendo que eu vou acabar migrando pro Mageia mesmo, ou para alguma possível continuação do verdadeiro Mandriva.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s