Mageia? Pra mim por enquanto não, obrigado.

Olá, vamos direto ao ponto, após alguns dias de destes do Mageia Linux, cheguei a uma conclusão um tanto obvia e já esperada, o Mageia 1.0 nada mais é do que o reconhecido e agradável Mandriva 2010.2 com roupa nova e alguns pacotes atualizados. Coisa que eu já estava esperando, pelo fato do Mageia ser um fork do Mandriva, isso é, ser baseado no mesmo código fonte, em vez de ser uma distro do Mandriva. Entre usar o Mageia 1.0 e o Mandriva 2010.2 eu pessoalmente ainda prefiro o Mandriva e adoraria se a Mandriva continuasse melhorando o Mandriva 2010.2 ou continuasse seu projeto em futuras versões ao invés de mudar tudo de novo como fez no 2011, 2011 que quase nem Mandriva é mais direto, e sim, um Rosa Desktop de nome novo.

Rosa Desktop, até onde eu sei uma distribuição russa baseada no Mandriva Linux. A Rosa Labs, empresa por trás do Rosa Desktop detém atualmente grande parte da Mandriva.

Eu particularmente não estou gostando nem um pouco desta história que está sendo escrita na Mandriva.

Na minha opinião, toda o desenvolvimento e administração da Mandriva deveria voltar para cá, no Brasil. Aí sim muito provavelmente a empresa entraria nos eixos.

Resumo da ópera, por enquanto fico no Mandriva 2010.2, se tudo der errado, migro pro Debian ou pro Foresight Linux.

About these ads

20 comentários sobre “Mageia? Pra mim por enquanto não, obrigado.

  1. Maldditu Xavier

    Eu já tinha falado isso pra você há mais de 2 meses, aqui mesmo no blog. Falei exatamente isso: O Mageia 1.0 é o mesmo Mandriva 2010.2, mas com pacotes atualizados. E nem digo “roupa nova”, pois só muda a logo e o papel de parede padrão. Por isso mesmo é que acredito que a continuação do Mandriva será através do Mageia (v2.0, v3.0, etc…) e não com o sistema que hoje detém o nome Mandriva 2011.

    OHHH YEAHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  2. Fernando

    A verdade é que os Russos trairam a comunidade Mandriva, na verdade o Mandriva 2011 nasceu da intenção dos russos de construirem uma distro, provavelmente devido a noticia de que o governo russo usaria software livre.

    Assim como o amigo acima, acredito plenamente que a continuação real do Mandriva 2010.2 é a Mageia.

    É uma distro excelente, nos moldes do Mandriva, e tem tudo pra dar certo, testei ela e o PCLinuxOS, e francamente, Mageia é sim Mandriva. Estou passando a ISO nesse momento para o pendrive, e vou instala-la no meu desktop.

    Vida longa à Mageia!

  3. fraterlinux

    Instalei Magei 1 no desk que tinha Mandriva 2010.2 e apesar de menos pacotes, se mostrou estável e rápida. O kernel-desktop está muito responsivo e quem acompanha a distro desde o mandrake se sente em casa!!! Mageia é a continuação do Mandriva francês original!

  4. Megaf Autor do post

    Maldditu Xavier, Heh, falou sim, mas agora eu vi e senti com os meus próprios, olhos? Enfim, gostei do Mageia 1.0 justamente por isso, ele é um Mandriva 2010.2, mas, ainda prefiro o Mandriva 2010.2, por ser de fato o Mandriva 2010.2, e por enquanto, possuir uma quantidade maior de pacotes, ainda que muitos destes estejam quebrados.

    Meu medo é que os futuros Mageias sejam como o Mandriva 2011, que sejam baseados neles e adotem as frescuras e mudanças que o Mandriva 2011 adotou.

    O jeito é esperar pra ver o que acontece, e ver se não aparece um segundo fork do Mandriva por aí.

  5. Megaf Autor do post

    Fernando, é, a história toda tá meio mal contada, mas querendo ou não, essa foi uma salvação momentânea disponível naquele instante.
    Não sei se eu chamaria exatamente de traição, talvez as coisas só não se desenrolaram como estávamos prevendo.

    O PCLinuxOS eu teste ele nos primeiros builds, o primeiro que testei foi o 0.94, e na minha opinião, foi o melhor de todos, o Mandriva 2005 e o PCLinuxOS eram as únicas distros, na época, que suportavam 100% do meu hardware, incluindo drivers binários pra minha ATi Radeon 9200. Durante o Mandriva 2006 eu fiquei com o PCLinuxOS, e uma das coisas que me motivou a usar ele foi o fato dele ter o Opera como navegador padrão, que era, e ainda é, o meu navegador favorito.

  6. Megaf Autor do post

    fraterlinux, também achei o kernel desktop do Mageia mais responsivo, talvez seja porque ele foi recompilado por pessoas diferentes, usando padrões ou objetivos diferentes, não importa, ele realmente ficou, um pouco, mais responsivo.

    Eu sou um usuário do Mandrake desde o 8.2 e do Conectiva desde o 6. O Mageia parece continuar o legado, mais do que o Mandriva 2011…

  7. ennael

    Hi

    Sorry for speaking only english (or french :) ). Mageia is a Mandriva fork. We started it based on Mandriva 2010.2. But it’s an independant project. We may use some code or fixes from Mandriva but as we do also from Fedora, Debian or OpenSuse. That’s all. And we will not add Rosa stuff as it’s not compliant with open source way of developing.

    Cheers

  8. fraterlinux

    Megaf, eu tenho o Mandriva 2011 num notebook, mas ele apresenta mais pequenos bugs, mesmo usando um kernel com otimizações NRJ compilado pelo pessoal do MIB, ainda assim ficou lento e menos responsivo que o Mageia. Vou continuar acompanhando as 2 MGA e MDV, porém o legado francês está no MGA, o MCC completo, versões KDE, GNOME, etc…, mais estabilidade e menos bugs…

  9. Megaf Autor do post

    ennael, thanks a lot for coming here and giving us your comment and explaining that Mageia will not use Rosa stuff, I’m really glad to read that from you.

    So I guess you can expect me to join the Mageia community soon. o/

  10. Megaf Autor do post

    fraterlinux, acho que a única forma do pessoal do Mandriva tornar ele mais responsivo é modificando o ponto de vista deles sobre um Kernel Linux, eu sempre recompilo eu mesmo o meu Kernel no Mandriva. Isso pra mim se tornou algo muito importante.

  11. Megaf Autor do post

    Tomas Forsman, Hello, Thanks a lot for your comment and for your support, I did some tests with Foresight Linux and I found it is really good, so good that in fact I recommend it pretty often for my friends and now I’m talking about Foresight Linux here as well. I might write something about this good Linux distro soon.

  12. Otto Sa

    Por que você não vem ajudar o projeto comunitário para tornar o mageia 2 cada vez melhor? O Mageia é o presente e o futuro do Mandriva, pois o mandriva está cada vez mais se afundando.A versão beta 1 do Mageia 2 sairá agora em 22/02/2012 e será completamente diferente do Mageia 1.Só nós poderemos tornar o Mageia 2 cada vez melhor!Não adianta só criticar sem ajudar. No forum do Mageia Brasil estamos aguardando sugestões para o desenvolvimento do Mageia 2. Por exemplo, o que o MAgeia 2 está faltando em termos de softwares e aplicativos. Veja em http://forum.mageiabr.org/viewtopic.php?f=30&t=557&sid=7c3edf16779b780e091314bee569a11a

  13. Megaf Autor do post

    Otto Sa, o grande problema da Mageia é que seus devs e usuários perdem mais tempo falando que o Mandriva morreu do que de fato melhorando o Mageia, na prática, as coisas na Mageia parecem bastante abandonadas, inclusive seus canais IRC. Já os canais IRC do Mandriva, Maillist da Mandriva e bugzilla da Mandriva continuam a todo vapor, e eu os acompanho pra poder falar isso. O Mandriva Linux ainda está longe de terminar.

  14. Otto Sá

    Megaf. Sim, entendo que os estrelismos de devs às vezes fazem eles perder tempo. Mas vamos dar uma oportunidade ao Mageia 2 que lançará a sua versão final em 15/05/2012.Eu também torço para o Mandriva, mas temos que ser realistas e as coisas não estão muito boas lá. O Rosa assumindo o mandriva também não me agrada.
    Abraços.

  15. Megaf Autor do post

    Otto Sá, também não gosto nem um pouco da ideia do Rosa, nem da distro, nem da empresa. Mas confio nos poucos devs, brasileiros, que continuam na Mandriva, alguns deles são os mesmos do tempo da Conectiva, então ainda tenho esperanças.
    Assim que sair uma versão estável do novo Mageia e uma atualização legal do Mandriva, eu crio um post aqui falando um pouco sobre eles e dizendo qual eu vou apoiar, ou se vou apoiar os dois. ;)

  16. siduction

    Caro megaf. Se você não viu ainda esse debate sobre a carta do CEO da Mandriva em http://www.hardware.com.br/comunidade/mensagem-mandriva/1221323/#post5906553 Veja também a carta do CEO da Mandriva em http://www.mandrivabrasil.org/site/forum/index.php?topic=13499.0
    Eles podiam criar a fundação mandriva e aproveitar o mandriva free como distro comunitária como o Mageia e poderiam aproveitar aqui no Brasil o pessoal da Conectiva que parece que ainda existe no Brasil.
    Abraços.

  17. Megaf Autor do post

    siduction, heh, parece que tu acertou em cheio, o Mandriva Linux voltou a ser da comunidade agora. :D
    Vamos ver o que vai acontecer.

  18. siduction

    Isto mesmo Megaf o siduction está também está um espetáculo. Principalmente, agora que lançaram a versão razor-qt em português.Vem experimentar o siduction no siduction Brasil. Tem também em kde, lxde e xfce. Visite o nosso portal do siduction Brasil.
    Abraços.

  19. Megaf Autor do post

    siduction, eu venho usando o Debian Sid no meu desktop, to muito feliz com ele. :)
    Claro que tem uns pontos negativos, apesar de ser o Debian Sid, ele ainda tem muito programa completamente desatualizado…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s