Microsoft assume: ODF venceu

O ODF (Open Document Format), formato aberto para padronização de documentos digitais, travava uma batalha com o OOXML (Open Office XML, da Microsoft), pela disputa da liderança, padrão ISO e conseqüentemente, maior uso no mundo. Muito tempo, discussões e votações depois, a MS percebeu que não adiantaria insistir. Mesmo tendo conseguido tornar o OOXML como um “segundo padrão” na ISO, anunciou recentemente que implantará suporte ao ODF no Office 2007. A atualização deve vir no segundo Service Pack do Office, no primeiro semestre do ano que vem (veja esta notícia aqui no GdH).

Nesta última quinta-feira, Stuart McKee, responsável de tecnologia nacional da Microsoft, falou num painel de discussão na Red Hat Summit (Boston): “O ODF claramente venceu. Vendemos software para viver. A habilidade para implementar o ODF no meio do nosso calendário de lançamento simplesmente era impossível. Não pudemos fazer isso durante o lançamento do Office 2007. Estamos empenhados e comprometidos a fazer mais que tradutores [ODF-para-OOXML].”

A ISO (International Organization for Standardization) ratificou o OOXML em abril. Os apoiadores do ODF, incluindo grandes nomes como IBM e Sun, declararam o OOXML como sendo proprietário demais para ser assumido como um padrão. Vários países (incluindo o Brasil) enviaram mensagens de contestação ao formato nos últimos meses.

Mesmo que a MS implemente suporte completo ao seu formato, OOXML, nas próximas atualizações do Office, a possibilidade de vê-lo como um padrão aceito em larga escala é cada vez menor. A comunidade open source agradece 🙂

Leia mais em:

http://www.infoworld.com/article/08/06/19/Red_Hat_Summit_panel_Who_won_OOXML_battle_1.html

Retirado do site Guia do Hardware

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s