Entendendo o WUSB (Wireless USB)

O WUSB (Wireless USB) é uma versão sem fios do USB, que utiliza o sistema UWB para a transmissão de dados a curtas distâncias, utilizando sinais de baixa potência. Em teoria, o WUSB suporta taxas de transmissão de até 480 megabits a distâncias de até 3 metros e 110 megabits a até 10 metros.

Como o sinal utiliza uma potência muito baixa, o WUSB é adequado para interligar aparelhos dentro do mesmo ambiente (a mesma sala ou escritório, por exemplo), sem que existam obstáculos importantes entre eles.

O objetivo é que o WUSB seja uma opção ao uso do USB em todo tipo de periféricos, incluindo mouses, joysticks, impressoras, scanners, câmeras digitais, mp3players e até mesmo HDs externos.

As taxas de 480 e 110 megabits divulgadas são as taxas de transmissão “brutas”, que não incluem as perdas causadas pelo protocolo de transmissão, correção de erros, atenuação do sinal e assim por diante. As taxas obtidas na prática, sobretudo a distâncias maiores do que 3 ou 4 metros são muito inferiores, de forma que, em termos de velocidade, o WUSB não se compara diretamente ao USB 2.0.

Apesar disso ele ganha na questão da praticidade e “cool factor”, já que permite que você baixe as fotos da câmera, ou copie músicas para o mp3player sem precisar primeiro conectá-los ao PC. Existe ainda a possibilidade de ligar diretamente um dispositivo ao outro, permitindo que a câmera imprima fotos na impressora, ou o mp3players toque músicas armazenadas em um HD externo, por exemplo. Assim como no USB, é possível interligar até 127 dispositivos.

Além de dispositivos com transmissores WUSB nativos, existem dois tipos de adaptadores. O primeiro é um transmissor que permite que PCs sem transmissores se comuniquem com dispositivos WUSB. Ele é parecido com um pendrive ou adaptador bluetooth, que você pluga em uma porta USB disponível e se chama WHA.

O segundo é uma espécie de “hub” (chamado de WDA), destinado a ligar dispositivos USB ao PC com o transmissor. Você poderia ligar sua impressora USB no WDA e assim acessá-la a partir do seu PC com um transmissor WUS.

Leia esse interessante tutorial na integra!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s