Uma opnião sobre Linux e Sistemas Operacionais

O Linux é um software livre, tem versões pagas e gratuitas, as versões gratuitas são tão boas ou até melhores que muitas que são pagas. O usuário baixa uma distribuição gratuita ou versão gratuita de uma distribuição e usa sem problemas de licença ou de estar cometendo pirataria. O Windows é defendido por muitos usuários, mas a grande maioria faz uso de uma versão alternativa deste (pirateada) e não tem noção do custo de ter um sistema operacional legal (original) e mantém um discurso de que o Windows é um sistema fácil. Para quem nasceu no mundo dos computadores utilizando o MS-DOS, Win3.11/95/98/2000/XP/Vista vai achar o linux um sistema mais complexo do que o Windows, mas para um usuário leigo que está tendo seus primeiros contatos com um sistema operacional… Tanto o Windows como o Linux são dificeis de utilizar e vai ter que se acostumar com a lingua de cada sistema. Para um usuário que nasceu no mundo da computação utilizando sistemas Unix/Like, o linux é muito mais agradável e divertido de usar que o Windows. Para um usuário do Windows, os vícios adquiridos do uso do sistema condicionam o usuário a lógica da Microsoft e qualquer coisa que fuja do padrão já assimilado torna-se mais dificil de ser aprendido. É necessário um esforço maior de um usuário windows para entender como funciona os sistemas linux do que para um leigo. Eu que sou usuário de ambos os sistemas, tive muita dificuldade para entender a lógica do sistema baseado no kernel Linux, mas hoje posso dizer que me sinto bem utilizando ambos os sistemas, diferentemente dos meus amigos que nasceram utilizando o windows que sofrem ao tentar aprender algo sobre o Linux e desistem com facilidade por que seus vícios são tantos que estão condicionados a negarem tudo o que é diferente do que aprenderam. Já os poucos que tiveram contato simultâneo com ambos os tipos de sistemas, não tem qualquer problema em utilizar um ou outro. É como crescer estudando duas linguas. Se você estudou apenas uma língua na vida e depois de “maduro” tenta aprender outra, vai sofrer muito, diferentemente daquele que estudou duas desde a sua formação, esse não tem qualquer dificuldade de interagir em uma ou outra lingua. Quem não está aberto para aprender coisas novas, não vai ter muito espaço para o sucesso nos dias atuais. Só a renovação de nossa consciência pode garantir um futuro melhor e mais seguro.

Esse texto foi postado pelo meu amigo kellyton.

Anúncios

3 ideias sobre “Uma opnião sobre Linux e Sistemas Operacionais

  1. Lorenzo

    É bem a verdade, comigo realmente acontecia realmente isso que tu citou, que temos “preguiça” para migrar do Windows para o Linux, agora estou disposto à essa mudança, vou tentar me adaptar!
    Hahaha!
    Abraços :}

    Curtir

  2. Thglara

    Também uso os dois sistemas, e também comecei com o Windows. Conheci o GNU/Linux na faculdade quando o sistema grafico era novidade (em termos de usabilidade) e usava-se muito a linha de comando ( não o terminal a tela preta mesmo). No primeiro ano mesmo fiz um mini-curso de uma semana sobre linux o que expandiu bastante meus horizontes. Sinceramente não tenho muitas dificuldades; a maioria das distribuições e ferramentas são muito bem documentadas, o problema é o material em português que é escasso e um pouco desatualizado. Já para quem entende um pouco de inglês há muita informação.
    Resumindo hoje ainda uso o windows mas não ou dependente dele. Seu uso é mais estrito para jogos pois infelizmente os drivers da nvidia (minha placa de video) não conseguem extrair toda a potencialdade da placa. Outro problema é ainda os bons jogos que ainda em sua maioria são desenvolvidos para o windows.

    Curtir

  3. Megaf Autor do post

    Lorenzo, o “engraçado” que essa “preguiça” não ocorre de forma tão forte quando se migra para um Mac, acredito que porque se pague caro por ele.

    Thglara, justamente, a documentação de software livre em português está muito difícil de encontrar, e quando se encontra ela, muitas vezes não está exatamente atualizada. Para mudar isso, nós mesmos temos que contribuir em wikis, foruns e outros tipos de documentação colaborativa. Isso tudo tende a melhorar se cada um ajudar um pouco.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s