Tudo o que você sempre quis saber sobre baterias de Ion de Lítio LI-Ion

Cada dia que passa vejo mais pessoas perguntando sobre essas baterias de LI-Ion, se vicia ou não, se tem que ficar descarregando, quanto tempo dura, etc.

Nessa dica, você vai saber quem são as baterias de Íon de Lítion, de onde vieram, para onde vão. 😛

As baterias de lítio são um dos tipos mais modernos de baterias atualmente. Não sofrem do temido efeito memória, aquele que as beterias vão ficando viciadas depois de vãrias recargas parciais. Elas aprentam uma ótima relação peso/potência, fornece muito mais energia que as bateria de Chumbo ácido, as usadas em carros e no-breaks por exemplo.

Mas nem tudo são flores amigos! O lítio, materia prima dessas baterias, é um metal extremamente instavel, procurando na internet, pode-se achar imagens e notícias de celulares que explodiram e notebooks pegando fogo. Não se preocupe, isso dificilmente vai acontecer com você, casos como esses ocorrem quando cai alguma impuresa durante a fabricação, ou caso não seja uma bateria ou carregador original!

Essas baterias tem alguns pequenos problemas, elas tem um número relativamente pequeno de cargas e descargas completas antes de começarem a perder sua capacidade, cerca de 400 ciclos, devido a ela se oxidar, mas esse número vem melhorando com o passar do tempo.

Vão agora umas dicas básicas sobre preservação e utilização dessas baterias.

  • Evite cargas e descargas completas, pois as baterias de Ion de Lítio oxidam mais rapidamente quando completamente carregadas ou descarregadas.
  • Ao guardar elas, ou deixar seu dispositivo muito tempo sem uso, guarde elas com ao redor de 50% de capacidade, em um local fresco e arejado, ao abrigo do sol!
  • Mantenha elas frias! Elas podem literalmente explodir quando super aquecidas, por tanto, nada de usar o seu laptop em cima do colo por muito tempo! Não obstrua as entradas de ar!
  • Faça uma carga e descarga completa pelo menos uma vez por mês, para recalibrar a BIOS e o carregador, que eventualmente pode começar a mostrar que ela está descaregada mesmo tendo mais da metade de sua capacidade, isso as vezes é confundido como bateria viciada.
  • Não tente reviver uma bateria morta! Antigamente, algumas bateria podiam ser recuperadas, fazendo uma descarga ultra completa e depois a regarregando, se você fizer isso numa bateria atual, tudo o que conseguirá é oxidar ainda mais ela.
  • As baterias de Li-Ion começar a oxidar assim que fabricadas, enão, não tente ficar poupando ela, use-a!
  • Resumindo, a melhor maneira de usar ela e cuidar dela, é usando de acordo com suas necessidades, plugando e desplugando ela de acordo com o uso. 
  • Ao usar o laptop na tomada, não retire a bateria, mesmo que se souber que ela não será usada por várias horas, pois alguns laptops, usam a bateria pra amorceter os surtos de tensão, internfêrcias e quedas de tensão.

É isso, qualquer coisa, pergunte!

Anúncios

14 ideias sobre “Tudo o que você sempre quis saber sobre baterias de Ion de Lítio LI-Ion

  1. Tycher Santiago

    Muito bom artigo Megaf, esclareceu muitas das minhas duvidas, ja que, existe uma polemica muito grande por ai na net esse lance de “viciar” ou nao.

    Abracos e parabens pelo blog.

    Curtir

  2. corvolino

    megaf, muito bom seu artigo, me esclareceu mais dúvidas!

    Observe, se no caso minha bateria ta 100% e eu to usando na tomada por horas e ela fica la nos 100, ai eu desligo ele e ligo novamente depois de um tempo e ele ta em digamos 90%. Eu continuo usando na tomada ou uso sem bateria? Se eu usar na tomada eu nao estaria dando uma carga so de 10% e estragaria com maior rapidez a bateria?

    Aguardo resposta, ty

    Curtir

  3. megaf Autor do post

    Obrigado Santiago e corvolino.
    corvolino. continue usando na tomada, sem problemas,
    é preferivel tirar o laptop da tomada a tirar a bateria do laptop.
    Se preferir, deixe descarregar até 40% e carregue ela novamente.

    Curtir

  4. gerson campos

    gostaria de saber porq então os fabricantes no orientam a retirar a bateria para aumentar sua vida útil, uso mais meu lap na tomada e em 6 meses perdi 20% de sua capacidade, e agora uso só sem bateria, e faço um cilco a cada semana….só notei que o processador esquenta um pouco mais sem a bateria…mas esta durando o mesmo tempo de quando eu comprei agora. porq?

    Curtir

  5. Megaf Autor do post

    O que os fabricantes ganhariam se as baterias durassem mais? Iriam vender menos. Dinheiro sempre fala alto pra eles.

    Algum fabricantes orientam sim, a retirar a bateria ao não usar ela por um longo periodo.

    Curtir

  6. Megaf Autor do post

    Olá Matheus, pode sim, pode usar o notebook enquanto carrega, o celular em quanto carrega, não tem problema.
    O carregador deve ser capaz de fornecer energia o suficiente para suprir tanto o dispositivo quanto a carga da bateria.

    Curtir

  7. Duarte

    Li seu artigo sobre baterias de li-ion. Agradeço uma informação: Tenho um brinquedo (helicóptero), accionado por uma bateria de 2 elementos, cuja referencia é: ICR 14500 650mA,7,4V 15C 120423. Procurei no mercado não encontro uma bateria igual. Será que posso substituir por 2 elementos em série de baterias Li-ION de 3,7V, com as dimensões 14.500, e capacidade 700mA ou mais? A minha dúvida é que não sei se a original é de LI-ION, uma vez que no arranque o brinquedo necessita de uma corrente bastante elevada.
    Obrigado.

    Curtir

  8. Megaf Autor do post

    Ola Duarte, teoricamente pode pois tu vai ter a mesma voltagem da bateria original e ambas sao de ion de lition.
    Tu encontra a baterial que tu procura facilmente no EBay tambem.
    Aqui um exemplo dela. http://www.ebay.com/itm/New-2Pcs-GTL-3-7V-1200mAh-ICR-14500-AA-Li-ion-Rechargeable-Battery-for-Camera-/170860783059

    Nao sei se neste caso especifico eles enviam pro Brasil.

    Podes comprar esta por exemplo.
    http://www.dx.com/p/trustfire-protected-14500-3-7v-900mah-lithium-batteries-2-pack-blue-19626
    Eles mandam pro Brasil, geralmente nao tem imposto e sao baratos. O problema e que pode demorar uns 3 meses para receber.

    Curtir

  9. Megaf Autor do post

    Oi. Desculpa a demora, mas fica aqui a resposta agora. Geralmente nao precisa, pode sair usando e carregar normal depois. Mas sempre vale ler o manual e ver o que ele diz.

    Curtir

  10. wallace

    Quanto eu posso por para carregar com 10%.e eu posso tirar ele cim 100%?? Espero a resposta obgd

    Curtir

  11. Megaf Autor do post

    Olá. Procure evitar deixar a bateria chegar abaixo dos 10%. Pode carregar o quanto quiser sem precisar chegar a 100%. Uma boa seria sempre usar entre um 15% e 95%. Na minha opinião. E não há grandes problemas em carregar até 100%, o ruim é ficar sempre descarregando até ficar totalmente sem carga.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s