Porque preferir Mandriva invés de outra distribuição ?

O que você vão ler a seguir é o post que o bedi escreveu em seu blog.

Este texto li em http://planetmandriva.zarb.org/ e foi escrito por Frederick Himpe, achei interessante e resolvi traduzir para Português Brasileiro, boa leitura. Se usa Ubuntu pegue um chá de camomila antes.

——Inicio——-

Ontem, num site Holandês, alguém fez uma pergunta que sempre volta em sites como o Slashdot  toda vez que uma versão nova do Mandriva Linux é lançada: Quais são as vantagens do Mandriva sobre outras distribuições como Ubuntu, OpenSUSE e Fedora.

Isto me fez pensar e escrever do o porque de eu preferir Mandriva nos meus sistemas.

10 vantagens do Mandriva sobre as outras distribuições Linux

  1. O tema gráfico padrão no Mandriva é muito mais bonita que que a bagunça marrom do ubuntu. (hah!nessa eu concordo, aquelas duas meninas do 2girls1cup devem usar ubuntu)
  2. Todas as ferramentas de configuração estão centralizadas no Mandriva Control Center (mcc).
  3. Mandriva tem ferramentas de configuração exclusivas, como o msec que permite fazer ajustes de segurança avançados através de uma interface gráfica.
  4. No Mandriva é muito fácil a instalação de bibliotecas e programas de 32bits num sistema de 64 bits. No Ubuntu algumas bibliotecas de 32bits mais importantes podem ser encontradas nos pacotes ia32-libs, mas se você precisa de algo que por alguma razão que não esteja nesses pacotes as coisas começam  a complicar e ser confusas: você ,por exemplo, pode extrair as bibliotecas manualmente do pacote .deb de 32 bits e colocar elas em /usr/lib32, outra forma é criar um completo ambiente chroot de 32 bits. No Mandriva você pode simplesmente instalar os pacotes de 32bits na versão de 64 bits(x86_64) seja pela linha de comando ou pelas interface de instalação de programas.
  5. O menu lançador de programas tem uma aparência muito mais legal se você tem programas tanto do KDE como do GNOME instalados (no ubuntu e outras distribuições você vai ter um menu muito confuso com os programas KDE e GNOME bagunçados)
  6. O tempo de inicialização do Mandriva é o mais rápido possível para uma distribição genérica de Linux, digam: ‘obrigado speedboot’
  7. O KDE no Mandriva é mais estável e polido do que no Ubuntu.
  8. O GNOME no Mandriva é mais parecido com o original, mais do que o do OpenSUSE por exemplo. (ex: por padrão ele não usa aquele menu grande e tosco) Concordo, apesar de eu usar KDE
  9. Instalador gráfico muito flexivel nas edições Free e Powerpack, ideal para pessoas que querem uma instalação mais completa e personalizável comparando-se a instalação padrão de um Live cd.
  10. A comunidade de desenvolvimento mandriva é muito aberta e flexível, por IRC e listas de email. Com um pouco de esforço você pode se tornar um mantenedor e integrar suas contribuições diretamente na distribuição. Concordo também, acessem a wiki.mandriva.com e procurem o passo a passo para construir RPM’s, é só seguir e você vai ter um pacote RPM seu.

Algumas desvantagens do Mandriva

  1. Atualizações de segurança algumas vezes chegam atrasadas e para alguns pacotes nem chegam. Diga se que estas em geral não são problemas de segurança de nível baixo, não conheco um caso em que isso de alguma forma afetou alguém na prática. Também algumas atualizações com bugfixes as vezes chegam atrasadas.
  2. Mesmo, na minha opinião, com a aparência gráfica muito melhor que a do Ubuntu, continuo preferindo a aparência original  do KDE e do GNOME. Concordo, o Oxygen do KDE4 é muito bem feito.
  3. As ferramentas de configuração Mandriva as vezes tem bugs chatos ou não tem a melhor aparência.

Pessoalmente, eu considero Mandriva e Debian como as melhores distribuições disponíveis. Penso que o Ubuntu é só hype e não oferece muito (algo?) que você não possa fazer na Debian. Também penso que o modelo de distribuição Debian da estável, testing e unstable é bacana e da a chance de se usar uma distribuição altamente estável ou uma com programas recentes e com atualizações frequentes. De qualquer maneira, o fato de eu poder contribuir com minhas próprias melhoras no Mandriva e o fato de eu poder instalar coisas de 32bits em x86_64 faz que Mandriva seja a preferida em meus sistemas.

De qualquer maneira, a escolha é só sua!

———FIM————-

As linhas em verde são comentários que fiz(bedi) ;)

Comentem no blog dele por favor.

Anúncios

3 ideias sobre “Porque preferir Mandriva invés de outra distribuição ?

  1. Hecton

    Usei por muitos tempo o mandriva, e sou fã da distro junstamente com o antigo mandrake. Gosto dela pois me permite (pelo menos por causa do meu hardware), efetuar a instalação e não ficar preocupado com alguns ajustes chatinhos.
    Apesar de usar hoje uma versão do Ubuntu modficado, vira e mexe eu troco para o dito.

    Bacana o post, e bom o blog.

    Abraços.

    Curtir

  2. megaf Autor do post

    Opa Hecton, eu comecei a usar o Mandriva no Mandrake também, Mandrake 8.0 pra ser mais exato, usei ele por um tempo, depois migrei pro Tech Linux, que era uma distro do Mandrake, e hoje continuo com o Mandriva, claro que ao longo dos tempos usei várias distros diferentes, e foi o Mandriva que me segurou.

    Curtir

  3. Hecton

    megaf,

    Exatamente, o Mandriva tem certamente um diferencial mesmo que sutil em relação as outras distros. Uma curiosidade que certamente você já sabe ou mesmo usou. à algum tempo tinha adquirido uma versão no mínimo interessante do Mandriva, o Mandriva Xtreme2, é uma versão do mandriva Polonesa, com uma customização bem legal, com o Berry, codecs pré-instalados, (o idioma Port que ele contem, é o de Portugual).

    Quanto o Tech Linux não conheço….

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s