Uma aventura com o BeOS. Parte 2, Nem tudo está perdido.

G’day.

Como dizem os australianos.

Seguindo com a saga do BeOS em meu Desktop.

Após muito pesquisar e ler na internet e conversar com alguns desenvolvedores do BeOS e do Haiku, vi que duas coisas diferentes poderiam estar acontecendo.

Ou o BeOS não tava suportando meu CPU, e por isso não conseguia carregar. De fato, no LiveCD meu CPU consta como unkown.

Ou, eu estava com mais memória RAM que o BeOS oficialmente suporta.

Li em um site, por acaso, e foi no www.bebits.com, que o BeOS suporta no máximo de 800Mb a 1Gb de memória total no sistema, ou seja RAM + memória de vídeo não podem ultrapassar de 800Mb a 1Gb, dependendo a versão.

Meu computador estava com 1,5Gb de memória RAM instalada, mais 256Mb de memória de vídeo, obviamente, impossivel o BeOS funcionar nessas condições, até porque, ele é um sistema extremamente otimizado, capaz de rodar com toda seu poder e velocidade com apenas 32Mb de SDRAM!

Felizmente, meus 1,5Gb estão dividos em 3 pentes de 512Mb, podendo eu remover facilmente um deles sem sacrificar muito a quantidade de memória instalada.

No primeiro teste eu removi de cara 2 dos pentes instalados, ficando com 512Mb de memória RAM apenas. O BeOS iniciou muito rapidamente,  depois, coloquei devolta um dos pentes, ficando com 2x 512 + 256, eu não esparava que o BeOS bootasse e não é que inicialisou? O motivo disso é que estou usando uma versão do BeOS patcheada e atualisada pela comunidade, BeOS 5 MaxEdition. Ele não só suporta meu CPU como oferece aceleração 3D com a minha NVIDIA 6200 AGP e ainda aguenta os 1Gb + 256Mb de memória total.

BeOS agora está rodando quase 100% aqui. Ainda falta resolver alguns problemas menores, como o som sendo reproduzido nas caixas de som trazeiras em vez das dianteiras, e a rede que fica caindo após abrir uma ou duas páginas na internet.

O problema da rede deve ser causado pelo driver antigo que não específico para a minha placa de rede que peguei na internet. Tive exatamente o mesmo problema a uns 2 ou 3 anos atras com o Haiku OS quando ele ainda não suportava a minha VIA Rhine II, o driver que estou usando é pra VIA Rhine I.

O mais estranho é que baixei um driver pra Realtek 8139, que está espetada ali no slot PCI, mas ela continua não sendo reconhecida pelo BeOS.

Agora estou procurando duas placas de redes que perdi aqui em algum lugar, uma Intel Pro 100 e uma Realtek 8169, está oficialmente e nativamente suportada pelo BeOS. Qualquer coisa compro uma…

Por enquanto é isso, um abraço a todos e obrigado pela leitura.

Anúncios

2 ideias sobre “Uma aventura com o BeOS. Parte 2, Nem tudo está perdido.

  1. Éderson

    Tenho saudades do BeOS funcionando bem em minha CPU…A última vez que utilizei ele no meu computador foi quando tinha um K6II de 500Mhz.
    Infelizmente como não tinha (e ainda não tenho) banda larga, voltei meus olhos para o linux.
    Apesar de ser um ávido usuário do linux, sempre acreditei no BeOS como sistema operacional ideal para desktops, seguro e rápido, mantendo as facilidades do Windows e a segurança do Linux. Uma reforma na interface gráfica seria muito bem vinda(já que o porte de aplicativos não parece ser um problema pela quantidade de aplicativos open-source disponibilizados na rede), além de suporte à hardwares novos e melhorias na segurança do sistema.
    Infelizmente o Haiku parece que não sai nunca e ao meu ver, talvez sobre muito pouco da filosofia do BeOS original nele.
    Se fosse lançado uma versão mais atual do MAX Edition com aplicativos recentes e com drivers mais estáveis, com certeza ele estaria instalado em uma das minhas partições aqui…

    Boa sorte com sua experiência…

    Curtir

  2. Megaf Autor do post

    Olá, obrigado pela visita e comentário.

    O HaikuOS está chegando visando justamente suprir essas carencias do BeOS. Ele terá também uma interface gráfica reformulada.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s