Desativando o PulseAudio – resolvendo problemas com Skype.

UPDATE 06/05/2010

O pulse audio melhorou muito desde a data que este tutorial foi escrito. Ele tem funcionado perfeitamente na maioria dos caso, sendo que desativar ele provavelmente nao resolvera o seu problema.

UPDATE 08/11/2009

O nosso colega de software livre VitorBM nos mostru uma dica de como resolver este problema com o Skype no Mandriva 2010. No Mandriva 2010 o Skype já funciona com o PulseAudio, são necessários apenas alguns ajustes, eu já comprovei isto. Segue a dica.

“Boas dicas. Descobri porém uma outra forma de acabar com o problema no Mandriva 2010. Não precisa desativar o pulseaudio, basta ir em “som e video” no menu do Mandriva e procurar por “controle de volume do pulseaudio”. Vá para a aba “dispositivo de saída” e coloque o volume em 98% (foi o que funcionou legal aqui). Acredito que por padrão ele vem ajustado em uma sensibilidade muito baixa. E pronto! Tudo funcionou (skype, amsn…)

Muito obrigado VitorBM.

Segue o tuto orignal abaixo.

Olá, muitos de vocês já devem ter tido problemas ou ainda devem estar tento problemas relacionados ao som/áudio no Mandriva Linux e em outras distribuições.

Uma das fontes de inúmeros problemas de audio é o PulseAudio, encare ele com um intermediador entre o programa e o sistema.

Vejamos abaixo alguns dos problemas mais comuns:

  1. Baixa qualidade de audio ou uma qualidade sofrivel mesmo, com falhas e quebras.
  2. Som funciona em alguns programas e em outros não, ou estava funcionando a algum tempo atras mas agora não funciona mais.
  3. O microfone insiste em não mandar som para aplicações VoIP como Skype, Ekiga e Gizmo. Mesmo funcionando perfeitamente se for usado para gravar a voz.
  4. Problemas relacionados ao nível de volume.
  5. Impossibilidade de usar um sistema de audio multicanal.

Esses são apenas algums problemas encontrados e relatados por usuarios que utilizam o PulseAudio.

Já é usado um servidor de audio bom e estável no Mandriva, que simplismente funciona, o ALSA. o Pulse roda sobre ele ou paralelamente, não tenho certeza. O problema é que ele quer todo o controle pra ele.

Vamos então desativar o Pulse e passar a usar somente o ALSA.

Fazer isso no Mandriva é uma tarefa extremamente simples que requere apenas 6 cliques de mouse!!

Primeiro, localize e abra o Centro de Controle Mandriva.

Depois vá para Hardware e abra o painel de configuração do som.

Desmarque a opção de ligar o Pulse Audio

Clique em Ok.

Efetue Log Off e Log In, pronto, Tudo deverá estar resolvido.

EDIT: Caso este procedimento não funcione, tente esse procedimento explicado neste blog. (Contribuição do meu amigo Yermandu).

Segue abaixo algumas screenshots.

desativando o pulse audio - parte 1
desativando o pulse audio - parte 2
desativando o pulse audio - parte 3

Anúncios

14 ideias sobre “Desativando o PulseAudio – resolvendo problemas com Skype.

  1. Megaf Autor do post

    Bom, mágica não existe. Tenta usar o OSS em vez do ALSA. Me pergunta ali no #Mandriva-Br na Freenode que ti digo como.

    Curtir

  2. Megaf Autor do post

    Opa, talvez não fosse necessário fazer aquilo, é um questão de ir jogando com os devices ali na options do skype, um deles funciona. Ou não. Whatever, vo incluir um link pro blog dele aqui na dica, obrigado.

    Curtir

  3. Pingback: Instalando o Skype no Mandriva « Megaf Portal

  4. Megaf Autor do post

    Fábio, o tutorial é voltado mais ao Mandriva, assim como o Blog inteiro, Mas tudo bem, obrigado pela contribuição, isto será útil para as pessoas que buscam resolver o problema com o Ubuntu. Tudo pela liberdade e compartilhamento da informação. Ta valendo.
    Obrigado por partilhar como fazer no Ubuntu.

    Curtir

  5. Pingback: Totem no Ubuntu sem som | Rotativo - Blog

  6. VitorBM

    Olá para todos!

    Boas dicas. Descobri porém uma outra forma de acabar com o problema no Mandriva 2010. Não precisa desativar o pulseaudio, basta ir em “som e video” no menu do Mandriva e procurar por “controle de volume do pulseaudio”. Vá para a aba “dispositivo de saída” e coloque o volume em 98% (foi o que funcionou legal aqui). Acredito que por padrão ele vem ajustado em uma sensibilidade muito baixa. E pronto! Tudo funcionou (skype, amsn…) Agradeço muito ao seu blog Megaf (que me revelou dicas muito úteis) e também ao Fabio pela dica no Ubuntu que me deu a idéia de buscar um caminho semelhante para o Mandriva.

    Curtir

  7. Megaf Autor do post

    VitorBM, muito obrigado pela dica e comentário, funcionou perfeitamente no meu desktop.
    Agora o PulseAudio está bem melhor, e Skype já funciona relativamente bem com ele.

    Vou aproveitar e falar duas notícias aqui pra vocês.
    Segundo fontes de dentro da Mandriva, o PulseAudio não será mais usado nos próximos releases. Embora eu não tenha certeza disso.

    Vão abrir o código fonte do cliente Skype pra Linux, pois a Mandriva contactou o Skype para saber sobre uma versão pra Mandriva, e eles então falaram que iriam abrir o código do cliente. Porém, o código do protocolo em si continuará fechado. Mas já é um começo.

    Curtir

  8. Megaf Autor do post

    Isso é muito interessante, pra algumas pessoas é necessário desativar o Pulse Audio pra poder usar o microfone no Skype, e pra outras o Pulse Audio tem que justamente ficar ligado, pra mim o Skype funciona melhor com o Skype, hoje em dia.

    Curtir

  9. Norberto Moritz

    Resolvido sem desativar o pulseaudio.
    A seguinte dica funcionou para mim, mas tive de ir nas configurações do skype > opções > audio e desabilitar a caixa “Permitir que o Skype ajuste automaticamente os níveis do mixer”, pois após ter aumentado o volume do microfone no menu do pulseaudio o skype baixava automaticamente.
    Dica Original:
    Descobri porém uma outra forma de acabar com o problema no Mandriva 2010. Não precisa desativar o pulseaudio, basta ir em “som e video” no menu do Mandriva e procurar por “controle de volume do pulseaudio”. Vá para a aba “dispositivo de saída” e coloque o volume em 98% (foi o que funcionou legal aqui). Acredito que por padrão ele vem ajustado em uma sensibilidade muito baixa.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s