Dia 16 de julho de 2009, o dia em que achei que tivesse perdido meu computador.

Boas.

Sabe quando você está trabalhando em seu amado computador, normalmente, como você faz todos os dias, e derrepende, algo estranho acontece?

Hoje aconteceu algo diferente aqui.

Estou usando o Mandriva 2010 Cooker, KDE 4.2.96, quase todos softwares aqui estão em fazes de testes. Sabendo disso, eu já espero que algumas coisas podem acontecer, só que hoje, algo fora do esperado.

Estava eu a teclar no IRC, mais precisamente no canal #Mandriva-Br na rede Freenode. Tudo estava normal, funcionando as mil maravilhas, eu tinha acabado de baixar umas ISOs do Mandriva, eu ia grava-las em meu pendrive para atualizar o sistema do meu Eee, ok, download terminado, plugo o pendrive na USB, neste momento senti que algo diferente estava acontecendo, o sistema continuava funcionando, diferente, mas funcionando. Então quando colei o segundo link de outra ISO para baixar com o wget no terminal, o sistema simplismente congelou, travou, não foi daquelas travadas normais do X, do ambiente gráfico, deu pra sentir, o Kernel tinha travado, foi algo que só acontece quando da pane de hardware em alguma coisa.

Pois bem, resetei o computador, primeira coisa que logo percebi foi que a sequencia do POST estava demorando de mais para ser concluida, algo que normalmente não demora 5 milésimos agora demorava mais de 20 segundos. A segunda coisa que reparei foi que as portas USB não mais estavam sendo ativadas ao ligar a máquina, logo, eu que só tenho teclado USB, não poderia nem se quer chegar as configurações no SETUP.

Ok, aguardei e fiquei observando o que acontecia. Com um pouco de demora surgiu a tela do GRUB, USBs ainda desativadas, o Kernel é carregado, sistema todo carrega, aparentemente, tudo não muito fora do normal, eis que o KDM, o gerenciador de login do KDE, sobe. Mouse e teclado USB estão funcionando, então as portas USB estão bem, o sistema consegue ativar elas, só que, o KDM, logo após subir, congelou.

Efetuei o procedimento mais duas vezes.

Na terceira tentativa o sistema não carregou o ambiente gráfico, ficou no console, loguei como root, o sistema de arquivos estava em modo somente leitura, isso é causado por danos ao HD, danos estes que poderiam ser a causa dos congelamentos ou a consequencia, ou os dois! O sistema parecia estavel no console, apesar de estar no console… Executei um fsck completo na partição do sistema, checando mesmo que estivesse marcado como limpo, aparentemente nada foi encontrado.

Reiniciei novamente, agora com um comando reboot não muito bem sucedido. E nada do Kernel ser carregado, as coisas estavam ficando piores, desconectei o ou HD, e nada.

Desconecto o HD onde está o Mandriva, deixo somente o HD com o Windows Server 2003 conectado, o sistema começa a carregar o Windows, as demoras no POST continuam, Windows sobe corretamente e está usavel, funcionando, hmmm.

Vamos aos sintomas:

  • Sequencia POST demorando muito para ser completada.
  • Portas USB não sendo ativadas ao ligar o computador, porem ativadas pelo Kernel.
  • Diversos problemas no Linux, de HD talvez.
  • Windows sendo iniciado normalmente, mas não está rodando de forma “lisa”.

Após desconectar todos os dispositivos da placa mãe, tento mais uma vez ligar o computador, agora prestando muita atenção no que estava demorando para ser iniciado,

Essas frase me chamaram a atenção:

Initialize Plug and Play Cards.

E muitos segundos depois…

PNP Init Completed

Então o problema está relacionado a algum dispositivo Plug’n’Play, hmm, estava com apenas uma placa espetada em um SLOT PCI, uma Realtek 8139D.

Pois inicio novamente o computador e bingo! A frase “PNP Init Completed” aparece imediatamente após a “Initialize Plug and Play Cards.“! E não só isso, o teclado USB estava funcionando tambem, ou seja, as portas USBs voltaram a ser ativadas ao ligar o computador!

Desliguei novamente o computador, reconectei os drives e liguei o computador, tudo funcionou na velocidade esperada e da maneira esperada! O Mandriva subiu sem problema nenhum.

Agora só resta saber se foi algum problema de mal contato da placa ou problema de hardware mesmo, acredito que tenha sido problema de mal contato, pois ela estava somente espetada no SLT PCI, sem estar parafusada, e minutos antes eu havia movido o computador.

É interessante como um mal contato no SLOT PCI pode desencadear problemas tão diversos.

Fica aí uma dica, ao ter algum problema no computador, desconfie justamente daquilo que você tem certeza que não é a causa.

Anúncios

3 ideias sobre “Dia 16 de julho de 2009, o dia em que achei que tivesse perdido meu computador.

  1. Yermandu

    UFA

    Que alivio ein, perder um pc é de desanimar, ainda bem que era só o descontato momentaneo.

    Comigo aconteceu algo inusitado tb, estava instalando o driver de video do notebook, e me esqueci de ligar na tomada, não havia avisos de bateria, … no meio do processo, pucket $%%*& sumiu tudo, olhei o cabo desconectado, e pensei e lá ein … liguei o pc, e nada na tela, nada mesmo… o hd piscava , o som funcionava, me loguei as cegas, e pensei “hmmm será?”, peguei um monitor de 15” encostado, conectei, ufa a tela aparecia noticias, pronto o note funcionava. Só que sem o monitor interno, somente o externo funciona.
    Encafifado desmontei o notebook, desespetei e espetei tudo, e nada, levei a um técnico e nada tb.

    Ganhei um notedesk ou notemesa se preferir.

    Curtir

  2. Johnson Dawson

    É foi um susto daqueles, hein?? gostei também dos nomes dos novos produtos, notedesk ou notemesa… heheheheeh

    Comigo já aconteceu com um hd sata q deu um problemão para instalar e ñ instalou o mandriva (nem distro nenhuma) daí tive q mudar para um hd IDE e pronto resolvido. Tudo funcionando normal

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s