Mandriva: novo mantenedor do Cooker e calendário de lançamentos

Depois de tantas notícias ruins e incertezas sobre a empresa Mandriva e a distribuição Mandriva Linux, gostaria de compartilhar com todos algumas notícias sobre mudanças importantes e lançamentos futuros do Mandriva Linux.

 

Em primeiro lugar, foi noticiado recentemente no blog oficial da Mandriva que a versão em desenvolvimento do Mandriva Linux, de codinome Cooker, tem um novo administrador: Eugeni Dodonov. Ele é de nacionalidade russa mas mora no Brasil desde 1996, estudou em universidades brasileiras e trabalha na filial brasileira (Mandriva Conectiva) desde 2008. Como já foi noticiado anteriormente, o Brasil terá maior importância do que antes no desenvolvimento da distribuição e essa mudança indica isso.

Ele mesmo forneceu algumas boas notícias sobre a distribuição no forum da comunidade brasileira de usuários do Mandriva Linux:

“Nos próximos meses, serão lançadas duas versões de Mandriva: Mandriva 2010.2, e Mandriva 2011. Mandriva 2010.2 deve sair no dia 22 de Dezembro, e será o nosso presente de Natal para vocês. Mandriva 2011, por sua vez, deve sair em Maio de 2011 aproximadamente.

Além disso, a partir do release 2011, estaremos mudando a nossa política para fazer apenas 1 release por ano. Com isso, teremos mais tempo para desenvolver, testar, aperfeiçoar e melhorar as coisas.”

A íntegra do anúncio (em inglês) pode ser vista na mensagem da lista de discussão do Mandriva Cooker. Ele contém o calendário de lançamento das versões alfa e beta do Mandriva 2011 e links para as páginas wiki contendo o planejamento e especificações das versões 2010.2 e 2011.

Por Manoel Pinho para o Br-Linux.org sobre o post de Eugeni no forum Mandriva Brasil.

Anúncios

4 ideias sobre “Mandriva: novo mantenedor do Cooker e calendário de lançamentos

  1. Maldditu Xavier

    Megaf, você está usando o cooker… Então, diga-nos… O que vem por aí neste “2010 Winter”??? Rsrsrs!!!

    OHHH YEAHHHHHHHHHHHHHH!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Curtir

  2. Megaf Autor do post

    pohaeunaosei, É mais ou menos. Basicamente será mesmo um Mandriva 2010.1 com todas as correções e updates aplicados, resultando em um sistema ainda mais estavel e com menos bugs.

    Xavier, o Cooker atual é o Mandriva 2011, que está ficando muito estável e veloz, os kerneis novos estão mais polidos.

    Curtir

  3. Pingback: Tweets that mention Mandriva: novo mantenedor do Cooker e calendário de lançamentos « Megaf.Info -- Topsy.com

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s