Definições dos componentes de um computador para leigos

Olá, já que estou de volta, é hora de escrever algo, não é mesmo? Este artigo é mais um manual, um dicionário ou micro guia para pessoas leigas, ou nem tão leigas, sobre o que são alguns dos componentes mais importantes que compõe um computador e que são também os mais importantes na hora da compra de um computador mesmo. O que é esse tal de processador? Pra que serve a memória ram? Quando de HD eu preciso e o que é o HD? Essas são algumas das perguntas respondida. Fiquem a vontade caso queiram fazer alguma sugestão, acrescentar algo ou fazer alguma crítica construtiva.


Processador – É o componente eletrônico responsável por executar as operações lógicas internas do computador, quanto mais rápido este for, mais operações ele vai fazer em um menor tempo. Mais rápido uma imagem será processada ou uma música decodificada. Pode conter um ou mais núcleos. Tem sua velocidade medida em gigahertz. Um valor adequado é acima dos 2.4 GHz

Núcleo – Um processador de dois ou mais núcleos, contém a grosso modo, dois ou mais processadores dentro de uma embalagem, compartilhando alguns componentes eletrônicos. Quanto mais núcleos, mais coisas poderão ser feitas ao mesmo tempo, sem crompomentimento de velocidade e responsividade. É “medido” em unidades. Um valor adequado é acima de duas unidades, ou seja, dois núcleos.

Memória RAM – Uma memória temporária, usada por pouco tempo, controlada pelo processador e pelo sistema operacional, ela, a grosso modo, define a quantidade de programas que podem ser executados ao mesmo tempo sem que o computador comece a travar ou “engasgar”. Pode-se fazer uma analogia grotesca com um bolso, em vez de toda vez ter que ficar buscando as bolinhas de gude na caixa, guarda-se elas no bolso, para poder pega-las de forma mais rápida em vez de ter que ficando indo lá e pegando de uma caixa, no caso a caixa é o HD. É medida em gigabytes. Um valor adequado é acima de 4 GB de RAM.

Disco Rígido, HD – É o componente onde todos os arquivos, programas, fotos, músicas e tudo mais fica guardado dentro do computador, quanto maior esse for, mais filmes, documentos, etc, poderão ser guardados, pode-se fazer uma analogia grotesca com uma uma caixa, quanto maior a caixa, mais coisas cabem. É medido em gigabytes. Um valor adequado é acima de 320 GB de capacidade de armazenamento.

Modem – Dispositivo que se conecta ao computador para conectar o computador a Internet.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s